terça-feira, 29 de abril de 2014

• The Color Run

O autor deste blog foi á sua primeira The Color Run. Em Coimbra, no passado sábado. 

Não como participante ou corredor, não. Mas antes como voluntário ao serviço da organização deste evento. Co a responsabilidade de fazer a cobertura fotográfica deste curioso happening, cujo mote é:

“Os 5 km mais felizes do planeta.”

E isto não é publicidade enganosa, não senhor! De facto, só houve uma outra manifestação de alegria colectiva a que tivesse assistido na minha vida que me pareceu suplantar esta, de que fui testemunha no dia 26 de Abril de 2014. A outra também foi numa data posterior a um 25 de Abril…

Uma ideia se me enraizou: o ser humano adora uma boa oportunidade para se sujar. Para sair da sua vidinha cinzenta. Para desbundar. Para ser feliz, sem pensar em mais nada senão em ser mesmo feliz. Estupidamente feliz.

Com todos os elementos na mole humana a sentir que estão incluídos nessa comunhão de incontida felicidade. Mesmo aqueles que na "normalidade" - ou na loucura - do dia-a-dia a nossa sociedade põe um pouco "à margem".

Publiquei no meu perfil do facebook um álbum de fotos, resultado do meu olhar sobre a The Color Run Sport Zone Coimbra. Fotos que seleccionei, de entre mais de 80 fotos realizadas por mim e por uma amiga, Maria João Pinto - uma blogger também - que me acompanhou nesta aventura. Algumas das quais estão aqui a ilustrar este presente post.

Nestas fotos não captámos tanto aqueles momentos mais usualmente retratados nestes eventos, as The Color Run. Que são as color blasts ou explosões de cor criando nuvens quais arco-íris.

Retratámos antes as pessoas. Os rostos. Os sorrisos. A alegria. A felicidade estampada numa multidão de cerca de 15.000 pessoas em êxtase. E em cada uma delas em particular, como amostras retiradas ao acaso no meio da animadíssima turbe.

Agora na próxima The Color Run que se realizar perto da minha área de residência, acho que vou ter de participar desta vez como corredor. E vai ser já a 17 de Maio, entre a praia de Carcavelos e São Pedro do Estoril. Venham daí, caros leitores! Formemos uma equipa! Vamos ficar todos de todas as cores!

The Color Run, um conceito que nasceu, decerto, como uma ideia peregrina. Mas que se tornou num sucesso aqui em Portugal, o primeiro país da Europa a acolher estes singulares eventos.

Sem comentários: